Boas Vindas

Seja Bem Vindo ao Blog do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA de Baraúna/RN. Onde você encontrará informações relacionadas à defesa dos direitos da criança e do adolescente.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Relato Vivenciado.

O Projeto Reconstruindo as Relações Familiares, começa a apresentar seus resultados quando já temos relatos de uma adolescente que participa deste Projeto. Isto é bom para que as pessoas possam ver que muitas vezes o que falta para estes jovens é falta de oportunidade. E foi através do  VIA-Votorantim que apoia aos projestos socias que, investiu no Fundo da Infância e do Adolescente-FIA e o apoio da Prefeitura Municipal de Baraúnavem desenvolvendo este projeto que mostra bons resultados.

Depomento de uma adolescente.


Relato de Vivenciado

"Saí de casa aos treze anos de idade, porque apanhava muito de meu pai. Ele procurou o Conselho Tutelar e aí “virei minha cabeça”. Não obedecendo mais a ninguém, nem a Juiz, nem a promotor, nem a ninguém. Aí comecei a aprontar: a fumar, a beber, a fazer coisas que não fazia antes.
No dia 24 de agosto de 2009 enviaram um ofício para o meio pai. Eu tava em Juremal, os policiais chegaram e então dormi na delegacia. Sofri muito na FUNDAC, não podia confiar em ninguém. No dia 16 de dezembro de 2009, uma menina falou de meu pai e eu bati nela. No dia seguinte a diretora da FUNDAC me levou para a delegacia e o Juiz determinou ir para o SEDUC Padre João Maria, o presídio para menores.
Marcaram audiência para o dia 12/01/2010, nessa audiência ficou determinado o cumprimento de LA – Liberdade Assistida de 06 (seis) meses na FUNDAC. No dia 28/12/2010, na virada do ano me liberaram para ficar com o meu pai. E aí fiquei, mas não queria ficar, eu queria voltar para a FUNDAC. Lá só era ruim, porque queria mandar na gente, tinha hora pra tudo.

Hoje tenho certeza que me recuperei, tenho certeza que não vou fazer mais. O sofrimento que passei de 01 (um) ano e seis meses longe da minha família, da minha mãe, dos meus amigos. Hoje encontrei uma pessoa de futuro, já faz 10 (dez) meses.
Fui indicada pelo CREAS e Conselho Tutelar a participar do Projeto Reconstruindo as Relações Familiares, e dentro as atividades do projeto, decidi fazer o curso de Assistente de Cabeleleiro.
Pensei em desistir do curso, mas, após uma visita da Coordenadora do Projeto Reconstruindo as Relações Familiares e as professoras que ministravam as disciplinas inseridas no curso de Assistente de Cabeleleiro da qual eu estava participando me incentivaram levantando a minha auto-estimam , eu retornei. Depois que, a Coordenadora do Projeto conversou comigo assumi todos os compromissos do curso e de todas as atividades do projeto.
Hoje as pessoas me olham de outra forma, com boas impressões e não me olham do jeito que me olhavam. A partir do curso de cabelo eu já faço atendimento a domicílio. Porém não possuo todos os equipamentos.

Em primeiro lugar agradeço a Deus que me ajudou até aqui, ao Projeto, a Coordenadora do Projeto, SENAC, a equipe do CREAS, Conselho Tutelar e a todos que me ajudaram até aqui e continuam me ajudando.
Obrigada!"

                                 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

É um órgão deliberativo e fiscalizador dos recursos do Fundo da Infância e da Adolescência - FIA.