Boas Vindas

Seja Bem Vindo ao Blog do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA de Baraúna/RN. Onde você encontrará informações relacionadas à defesa dos direitos da criança e do adolescente.

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

COMDCA Baraúna participa de Oficina do Programa VIA em São Paulo/SP

Realizada nos dias 4, 5 e 6 de setembro, a Oficina de Atendimento do Programa VIA contou com a participação dos responsáveis pelos projetos de defesa dos direitos de crianças e adolescentes dos municípios de Baraúna (RN), Belmiro Braga (MG), Cuiabá (MT), Edealina (GO), Redenção da Serra (SP) e Santa Branca (SP). A adolescência foi o foco do encontro, que debateu as principais questões desta etapa do desenvolvimento, na contemporaneidade.
Os grupos apresentaram o andamento das iniciativas – com foco nas metas alcançadas e dificuldades encontradas no desenvolvimento do trabalho – e os casos detectados e atendidos pelos projetos e capacitações. Além disso, o encontro abordou a captação de recursos e a gestão do Fundo dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes.

Resultados
Após quatro anos, o município de Baraúna (RN) finaliza as ações com o Programa VIA. O projeto Reconstituindo as Relações Familiares foi criado a partir do diagnóstico apoiado pelo VIA e, de acordo com a coordenadora do projeto e presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes – CMDCA de Baraúna, Elisabete dos Santos, a iniciativa teve um impacto importante porque não eram realizadas ações com este foco na localidade. “A iniciativa fez com que o município e a rede de defesa dos direitos buscassem se articular também. Elaboramos o projeto a partir do diagnóstico, com dados concretos, e começamos a trabalhar com esse público. O projeto termina este ano, mas as ações já estão inseridas na política do município”, conta Santos.
Atualmente, o Reconstituindo as Relações Familiares promove atividades com o Programa Nacional de Apoio Técnico e Emprego – PRONATEC. “O adolescente participa das oficinas e dos cursos e, a partir disso, passa a ser um adulto com uma profissão e uma estrutura. Temos muitos meninos que começaram em 2011 e, ao completar 18 anos, foram inseridos no mercado de trabalho”, explica a gestora de sustentabilidade do Fundo da Infância e Adolescência – FIA, Ivaneide Oliveira.

Disponível em: http://www.viablog.org.br/programa-via-promove-oficina-de-atendimento-aos-projetos-apoiados/







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

É um órgão deliberativo e fiscalizador dos recursos do Fundo da Infância e da Adolescência - FIA.